ORTOPEDIA FACIAL
PARA CRIANÇAS
Quanto mais cedo melhor!
A ortopedia facial atua diretamente sob os ossos, músculos e articulações da face. Sua aplicação é feita principalmente na fase de crescimento da pessoa, ou seja, principalmente usado por crianças.
A ortopedia facial corrige desequilíbrios ósseos e musculares nos maxilares e melhora a eficiência de algumas funções naturais da boca, como a respiração e a mastigação.
Diferente do uso de aparelhos convencionais, a ortopedia atua diretamente nos ossos e não nos dentes. Por isso, os tratamentos nestes casos são feitos com aparelhos removíveis e não os fixos.
Problemas que podem ser corrigidos por
aparelhos ortodônticos em crianças
-
Queixo muito pontudo ou ausência dele;
-
Aumento ou encurtamento do terço inferior da face (entre a ponta do nariz e a ponta do queixo);
-
Maçãs do rosto pouco desenvolvidas;
-
Problemas de crescimento ósseo e desgaste/fratura dos dentes;
-
Problemas de dicção/fala, função mastigatória, de deglutição e respiração.
Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos para crianças?
APARELHO EXPANSOR
Esse tipo de aparelho é uma solução auxiliar para o tratamento de problemas específicos causados pelo estreitamento do palato. Popularmente conhecido como “aparelho do céu da boca”, ele pode ser fixo, chamado de Hyrax , Hass, ou móvel.
Ele é usado para corrigir problemas do estreitamento do palato que acabam por levar a outras consequências, como dores de cabeça, quadros de bruxismo, dificuldades na mastigação, assimetria facial e respiração. O aparelho tem como função aumentar o perímetro da maxila, solucionando problemas de mordida cruzada, e redimensionando o arco dentário, possibilitando a criação de espaços para alinhar dentes apinhados e tortos.
APARELHO BIONATOR
O bionator é um aparelho ortopédico funcional para pacientes com arcadas pouco desniveladas e altura facial inferior diminuída. É usado basicamente por pacientes que apresentam uma mandíbula (osso inferior) desproporcionalmente menor do que a maxila (osso superior), causando o aspecto de “queixo pequeno”.
Ele é um aparelho estético e intra-oral higiênico confortável e de fácil adaptação. Quando usado na idade certa, corrige problemas que se tornariam bastante complexos para serem tratados numa idade mais avançada.
MÁSCARA FACIAL
Apesar da questão estética, o aparelho extrabucal é bastante recomendado em alguns casos para crianças e pode até evitar tratamentos mais agressivos no futuro, como uma cirurgia.
É um aparelho ortopédico removível utilizado em pacientes em fase precoce de crescimento, onde há uma desproporção entre os tamanhos da maxila e da mandíbula, fazendo com que o indivíduo apresente aspecto facial de “queixo proeminente”. Muitas vezes o paciente também tem uma mordida cruzada posterior e/ou anterior, o que torna o tratamento com a máscara facial ainda mais recomendável e na maioria das vezes é associado a um expansor.